quinta-feira, 14 de julho de 2011

Pacote editorial do Centenário será lamnçado dia 19














A Comissão Organizadora do Centenário de Juazeiro do Norte divulgou a relação dos livros e autores integrantes da Coleção Centenário a ser lançada na próxima semana. O ato acontecerá as 19 horas da próxima terça-feira, dia 19 de julho, no Memorial Padre Cícero como parte da festa pelos 100 anos de Juazeiro e vai ser presidido pelo prefeito Manoel Santana. Serão duas reedições, três livros inéditos e dez com textos acadêmicos. Outros cinco volumes de edições e reedições, segundo o Coordenador Executivo José Carlos dos Santos, estão com datas agendadas para lançamentos entre os meses de setembro e outubro por ocasião dos 100 anos da posse de Padre Cícero como prefeito. Os títulos foram definidos pelos membros da comissão e as impressões tiveram total apoio do Banco do Nordeste. Ao todo são 24 obras que permitirão ao leitor um passeio pela história de Juazeiro, do Padre Cícero e da Literatura de Cordel que tornou Juazeiro tão famoso. A chamada Semana do Centenário será de 17 a 24 de julho com uma série de eventos sociais, culturais e religiosos nas comemorações pela data. Confira a relação dos livros a serem lançados:

 REEDIÇÕES:
“Joaseiro do Cariry”, de Joaquim Marques Alencar Peixoto
“Padre Cícero, Pessoas, Fotos e Fatos”, de Walter Menezes Barbosa

INÉDITOS:
“Memórias de um Romeiro”, de Fausto da Costa Guimarães
“Odílio Figueiredo - um Juazeirense de Expressão”, de Odílio de Figueiredo Filho
“De D. Bosco a Padre Cícero – a Saga do Escultor Agostinho Balmes Odísio, Discípulo de Rodin”, de Vera Odísio Siqueira
TEXTOS ACADÊMICOS:
“A Construção de Práticas e Saberes em Saúde dos Romeiros do Padim Ciço”, de Anair Holanda Cavalcante
“Sob o Signo da Fé e da Mística: Um Estudo das Irmandades de Penitentes no Cariri Cearense”, de Anna Christina Farias de Carvalho
“Amália Xavier e a Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte: Registros Sobre a Constituição de uma Cultura Docente para a Educação no Campo, de Delane Lima Nogueira
“O Teatro de Deus - As Beatas do Padre Cícero e o Espaço Sagrado de Juazeiro”, de Edianne dos Santos Nobre
 “Os Caminhos da Terceirização em Juazeiro do Norte – um olhar sobre as Instituições Públicas”, de José Carlos dos Santos
“A Cidade do Padre Cícero - Trabalho e Fé, de Maria de Lourdes Araújo
“Entre Chegadas e Partidas -  Dinâmicas das Romarias em Juazeiro do Norte”, de Maria Paula Jacinto Cordeiro
“O Lavrador – A Função do Jornal na Formação do Professor Ruralista de Juazeiro do Norte, de Mirelle Araújo da Silva
“Para Onde Sopra o Vento – a Igreja Católica e as Romarias de Juazeiro do Norte”, de Renata Marinho Paz
“Padre Cícero e a Nação Romeira – Estudo Psicológico da Função de um "Santo" no Catolicismo Popular”, de Therezinha Stella Guimarães.

Em data a ser confirmada, provavelmente no dia 04.10.2011, será dado continuidade ao lançamento de livros da Coleção com novo lote de 9 títulos:

EDIÇÕES E REEDIÇÕES:
“Padre Cícero e Juazeiro – Textos Reunidos”, do padre Neri Feitosa
 “Rostos de Juazeiro”, de Raimundo Araújo
“O Patriarca de Juazeiro”, do padre Azarias Sobreira Lobo
“Mistérios do Joaseiro”, de Manoel Pereira Dinis
“Joazeiro do Padre Cícero e a Revolução de 1914”, de Irineu Nogueira Pinheiro

EDIÇÕES DE LITERATURA DE CORDEL:
50 folhetos, clássicos, em dois volumes de 25 títulos, cada.
50 folhetos, inéditos, em dois volumes de 25 títulos, cada.

COMENTÁRIO ENVIADO:

         Não sei se por inocência  ,inexperiência ou cidadania de minha parte   tenho visto e sentido na nova geração o desinteresse pelas coisas de sua região, o desinteresse pela sua História e do seu povo,conseqüentemente esta atitude minará o surgimento de novos seguidores, novos armazenadores e no futuro quem reverbere estes conhecimentos, pois sabe o senhor que um povo que não conhece a sua trajetória, que não conhece a sua história,que não conhece a sua raiz está fadado a perder as suas características principais.
        Com este discurso, importante seria que um dos nossos vereadores a exemplo de alguns Estados da Federação apresentasse um projeto solicitando que nas salas de aulas do curso primário ou secundário fossem adotado a disciplina História do seu Município ou fossem orientado aos professores de História caso não fosse instituído a disciplina a realização mensal ou bimestral de um trabalho relativo a  assuntos que versasse sobre a História do Município, com esta atitude, talvez em  muitos jovens brotaria a vontade de se aprofundar na questão  dando continuidade a este trabalho profícuo  .
        Os livros que falam do Juazeiro seriam colocados nas bibliotecas das Escolas numa quantidade  que contemplasse a demanda e os frutos viriam no primeiro qüinqüênio,as aulas seriam proferidas pelos professores na sua teoria e de vez em quando seria convidado um dos que presenciaram para falar de sua experiência presencial dos fatos ou seria convidado um historiador da região para expor com mais detalhes os pontos discutidos.
         Acredito amigos do Juazeiro que a geração atual ,num futuro próximo agradeceria tão importante chance de conhecer alguns detalhes do seu povo,da sua história e dos seus antepassados, passando a se orgulhar ainda mais ,desta progressista comunidade .
         Do amigo
         Iderval Reginaldo Tenório

Nenhum comentário: